domingo, 4 de setembro de 2011

DIFERENÇA ENTRE PILATES E RPG

RPG
Reeducação Postural Global (RPG), técnica utilizada por fisioterapeutas para corrigir disfunções do sistema músculo-esquelético, tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença. Aborda as desarmonias e assimetrias posturais de forma globalizada, tratando a lesão principal, assim como a etiologia ou a causa da lesão e dor.

Para manter-se em pé, contra a gravidade, nosso corpo necessita de simetria para que as articulações e o tecido conjuntivo (tendões, músculos, ligamentos e fáscia) trabalhem de forma harmônica na manutenção da biomecânica postural.

O RPG hoje é sem dúvida, a técnica mais indicada para proporcionar o maior alinhamento e simetria postural que a biomecânica de cada pessoa possa permitir, além de tratar o fator desencadeador da assimetria ou lesão.

O trabalho de Reeducação Postural Global é realizado através de posturas mantidas, e é indicado como terapia preventiva ou de reabilitação para patologias que requerem fisioterapia tais como: problemas articulares, traumáticos, esportivos tendinites, contraturas musculares e desvios posturais, podendo ser realizada com crianças, adolescentes e adultos desde que, feita uma avaliação postural anteriormente.
Os tratamentos são individuais e duram cerca de uma hora. Para a prevenção e a manutenção, pode-se praticá-la em autoposturas.

PILATES
Quanto ao Pilates, à prática desta atividade resulta em boa postura, flexibilidade, força e delineamento muscular. É indispensável à conexão entre corpo e mente na busca da qualidade do movimento.
A atividade física, num período pós reabilitação, representa a parte central do tratamento postural, mas deve ser estimulada a adoção de um estilo de vida mais saudável como, por exemplo: dormir um determinado número de horas por noite, encontrar tempo para relaxar, seguir uma dieta equilibrada, beber líquidos, etc, para que o melhor resultado possa ser alcançado.
A grande qualidade do Pilates é trabalhar diversos grupos musculares em um único movimento. Em um determinado exercício, o aluno pode estar alongando certos grupos musculares e fortalecendo outros, sempre com muita segurança proporcionada pelos aparelhos e a observação do instrutor.


O recomendado, é sempre buscar o realinhamento antes do fortalecimento. Ou seja, as pessoas que apresentam assimetrias posturais consideráveis e conseqüentemente dor, devem iniciar com a técnica do RPG, para após o alívio das dores e melhora da postura, realizar o Pilates que irá “sustentar” o que foi trabalhado.
O auto-conhecimento e a consciência corporal são de fundamental importância para a vida das pessoas, pois quando mexemos no corpo do ser humano, transformamos o seu físico, estamos também fortalecendo, direcionando sua mente e desenvolvendo suas emoções, porque a postura é expressão somática de emoções.
Há divergências teóricas para definir boa postura. Mas podemos dizer que uma boa postura é uma busca pela simetria corporal, onde há um estresse mínimo sobre cada articulação e a atividade muscular necessária para manter a posição também é mínima. É onde há menos sobrecarga na estrutura corporal.
Por isso, é importante que as atividades que estimulam a consciência corporal, ensinem as pessoas a protegerem-se em suas atividades cotidianas e evitar as posições que provoquem estresse nas articulações e compensações musculares, evitando, desta forma, lesões e dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário