terça-feira, 6 de dezembro de 2011

TRATAMENTO DA INSÔNIA COM ACUPUNTURA



   A insônia caracteriza-se pela falta de sono ou dificuldade de permanecer dormindo e afeta o humor podendo interferir no trabalho, relacionamentos e saúde.

   Este problema atinge 20 milhões de pessoas no Brasil. Assistir à televisão, ficar no computador, ver o e-mail, andar pela casa ou rolar na cama e ficar à espera do sono são comportamentos normais para quem sofre de insônia.

   Muitos brasileiros tem o problema mas não sabem, existem também estudos que comprovam que mulheres e individuos com histórico de depressão são mais susceptiveis a insonia.   Pessoas com insônia podem permanecer cansados ou sonolentos no decorrer do dia.   Alguns dos sintomas da insônia são:
  • Dificuldade de pegar sono à noite

  • Despertares prologados durante a noite

  • Acordar cedo demais

  • Levantar da cama de manha sem se sentir revigorado

  • Sentir fadiga ou sono durante o dia

  • Irritabilidade, depressão ou ansiedade

  • Dificuldade de prestar atenção ou concetrar-se nas tarefas

  •   
       As principais causas da insônia são:
  • Stress

  • Ansiedade

  • Depressão

  • Medicamentos. Remédios contra pressão alta, alergia e corticoesteroides podem interferir no sono

  • Cafeína, nicotina e álcool.

  • Condições médica. Dores crónicas, problemas respiratórios, refluxo gastroesofágico e hipetiroidismo, entre outras doeças podem prejudicar o repouso

  • Maus hábitos de sono. Domir fora de hora, ter atividades estimulantes antes de ir para a cama, um ambiente desconfortável para dormir e usar a cama para outras atividades que não sejam para dormir ou fazer sexo.

  • Pensar na insônia. Preocupar-se com o fato de não dormir bem e se esforçar para adormecer pode afastar ainda mais o repouso.

  • Envelhecimento. As mudanças associadas ao envelhecimento podem interferir com o sono.


  •     Tratamento para a insonia:
    • Primeiro, diagnosticar e tratar problemas médicos ou psicológicos que possam estar ocasionando a insônia.
    • Identificar comportamentos que podem piorar a insônia e interrompê-los ou reduzi-los.
    • Possível uso de remédios para dormir, embora a utilização a longo prazo seja controversa. Um paciente usando qualquer remédio para dormir deve estar sob a supervisão de um médico que avaliará de perto a eficiência e minimizará os efeitos colaterais. Em geral, esses medicamentos são prescritos na dose mínima e no menor período de tempo necessário para aliviar os sintomas relacionados à falta de sono. Para alguns desses remédios, a dose deve ser gradualmente diminuída, uma vez que uma parada abrupta poderia ocasionar a volta da insônia por uma noite ou duas.
    • Experimentar técnicas comportamentais para melhorar o sono, como terapia de relaxamento, terapia de restrição de sono e recondicionamento.

       A ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA INSÔNIA:

      A acupuntura, técnica milenar, vem se mostrando eficaz no tratamento da insonia, pode-se notar melhora desde a primeira sessão.
      Com as sessões de acupuntura existe uma melhora na qualidade do sono, no humor, depressão, dores de cabeça e outros sintomas que podem surgir em decorrencia da insonia.
      São realizadas sessões iniciais de 2-3 x por semana até melhora dos sintomas com redução para 1x por semana e a partir dai sessões de manutenção.
       É importante o paciente passar por uma avaliação minunciosa para a definição de quantas sessões semanais iniciais serão realizadas.
      Se você apresenta os sintomas de insônia marque uma avaliação
    Lyo Espaço Terapeutico 3241-1091
    

    quinta-feira, 3 de novembro de 2011

    ANSIEDADE E ACUPUNTURA

      

       Vida agitada, stress, pressões do dia-a-dia somam-se levando a doença do seculo XX Sindrome de Ansiedade, que em equilibrio é uma característica biológica do ser humano e que antecede situações como momentos de perigo real ou imaginário levando a sensações desagradáveis como sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.
      
       Esses dois aspectos, tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais. Ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato.

       Cerca da metade das pessoas com ansiedade sofrem principalmente de sintomas físicos, normalmente localizados nos intestinos e no peito. Conforme a sintomatologia, a ansiedade pode ser classificada em vários transtornos, mas sempre quando há um grau patológico, definido como aquele que causa interferência nas atividades normais do indivíduo.

       Os transtornos são:
      - Transtorno da Ansiedade Social, também conhecido como Fobia Social e Transtorno da Fabia Social, é uma desordem mental que se expressa através de sintomas (e sinais) de crises de ansiedade em contatos sociais e situações de desempenho. A intensidade da ansiedade em tais situações e a ocorrência das crises durante meses apontam para o diagnóstico. Em alguns casos é difícil diferenciá-lo da Timidez intensa.
      - Ansiedade Súbita e Intensa (Crises de Ansiedade) – Neste extremo ocorrem sintomas fisiológicos de medo: taquicardia, respiração acelerada, opressão no peito, tremor nas extremidades, sudorese, boca seca. Paralelamente ocorrem sintomas psicológicos: dificuldade de pensar de modo ordenado e a expectativa de ser ofendido
       -Ataque de Pânico – Neste extremo ocorrem sintomas agudos de medo, especialmente aqueles de natureza psicológica: total incapacidade de pensar, exceto na urgência de sair do local onde está, desorientação no tempo e no espaço, e perda temporária da noção do eu.

      |Acupuntura no Tratamento da Ansiedade:

        Com a acupuntura, associada ao tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico, ou utilizada exclusivamente, o uso de ansiolíticos pode ser reduzido ou até mesmo suspenso pelo médico que fez a prescrição, após consulta e avaliação, livrando assim o paciente de efeitos colaterais. Isso porque a acupuntura tem efeito sedativo e ansiolítico, agindo na liberação de substâncias do sistema nervoso central, entre elas a endorfina, dopamina, encefalina e serotonina.
       A encefalina, por exemplo, além de diminuir a dor, age no sistema límbico (a parte do encéfalo que controla as emoções), gerando bem-estar e conseqüente relaxamento mental. A liberação de tais substâncias, promovida pelas aplicações, é fator importante no tratamento de distúrbios como a ansiedade, depressão, síndrome de pânico e outros, além de atuar no controle de manifestações físicas como palpitação, distensão abdominal e gastrite.
       A duração e intensidade do tratamento depende das características de cada pessoa, mas normalmente durante o primeiro mês faz-se duas aplicações por semana, reduzindo-se a partir do segundo mês. Após a segunda semana de tratamento pode-se iniciar, de forma lenta e progressiva, o processo de redução dos remédios.
      
       Há algumas técnicas que auxiliam na prevenção e tratamento da ansiedade. Veja algumas dicas: 1) Aprenda a relaxar; 2) Procure respirar profundamente algumas vezes do dia; 3) pratique esporte ou simplesmente uma caminhada; 4) Evite café, bebidas e produtos que contenham estimulante (coca, cafeína, cigarro); 5) Tire dez minutos do seu dia para alongar-se e meditar; 6) observe seus pensamentos e direcione-os para que sejam agradáveis.

    LYO ESPAÇO TERAPEUTICO: 3241-1091 ACUPUNTURA

    domingo, 4 de setembro de 2011

    DIFERENÇA ENTRE PILATES E RPG

    RPG
    Reeducação Postural Global (RPG), técnica utilizada por fisioterapeutas para corrigir disfunções do sistema músculo-esquelético, tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença. Aborda as desarmonias e assimetrias posturais de forma globalizada, tratando a lesão principal, assim como a etiologia ou a causa da lesão e dor.

    Para manter-se em pé, contra a gravidade, nosso corpo necessita de simetria para que as articulações e o tecido conjuntivo (tendões, músculos, ligamentos e fáscia) trabalhem de forma harmônica na manutenção da biomecânica postural.

    O RPG hoje é sem dúvida, a técnica mais indicada para proporcionar o maior alinhamento e simetria postural que a biomecânica de cada pessoa possa permitir, além de tratar o fator desencadeador da assimetria ou lesão.

    O trabalho de Reeducação Postural Global é realizado através de posturas mantidas, e é indicado como terapia preventiva ou de reabilitação para patologias que requerem fisioterapia tais como: problemas articulares, traumáticos, esportivos tendinites, contraturas musculares e desvios posturais, podendo ser realizada com crianças, adolescentes e adultos desde que, feita uma avaliação postural anteriormente.
    Os tratamentos são individuais e duram cerca de uma hora. Para a prevenção e a manutenção, pode-se praticá-la em autoposturas.

    PILATES
    Quanto ao Pilates, à prática desta atividade resulta em boa postura, flexibilidade, força e delineamento muscular. É indispensável à conexão entre corpo e mente na busca da qualidade do movimento.
    A atividade física, num período pós reabilitação, representa a parte central do tratamento postural, mas deve ser estimulada a adoção de um estilo de vida mais saudável como, por exemplo: dormir um determinado número de horas por noite, encontrar tempo para relaxar, seguir uma dieta equilibrada, beber líquidos, etc, para que o melhor resultado possa ser alcançado.
    A grande qualidade do Pilates é trabalhar diversos grupos musculares em um único movimento. Em um determinado exercício, o aluno pode estar alongando certos grupos musculares e fortalecendo outros, sempre com muita segurança proporcionada pelos aparelhos e a observação do instrutor.


    O recomendado, é sempre buscar o realinhamento antes do fortalecimento. Ou seja, as pessoas que apresentam assimetrias posturais consideráveis e conseqüentemente dor, devem iniciar com a técnica do RPG, para após o alívio das dores e melhora da postura, realizar o Pilates que irá “sustentar” o que foi trabalhado.
    O auto-conhecimento e a consciência corporal são de fundamental importância para a vida das pessoas, pois quando mexemos no corpo do ser humano, transformamos o seu físico, estamos também fortalecendo, direcionando sua mente e desenvolvendo suas emoções, porque a postura é expressão somática de emoções.
    Há divergências teóricas para definir boa postura. Mas podemos dizer que uma boa postura é uma busca pela simetria corporal, onde há um estresse mínimo sobre cada articulação e a atividade muscular necessária para manter a posição também é mínima. É onde há menos sobrecarga na estrutura corporal.
    Por isso, é importante que as atividades que estimulam a consciência corporal, ensinem as pessoas a protegerem-se em suas atividades cotidianas e evitar as posições que provoquem estresse nas articulações e compensações musculares, evitando, desta forma, lesões e dor.

    terça-feira, 3 de maio de 2011

    BENEFICIOS E INDICAÇÕES DA REFLEXOLOGIA



    Os pés têm milhares de terminações nervosas e se ligam, através delas, quando sensibilizamos determinada região do pé, ativa-se a área do córtex cerebral correspondente ao reflexo.
    O efeito mais imediato da Reflexologia é o relaxamento profundo. A origem de muitas doenças é o stress, a Reflexologia atua aliviando esse stress, e conseqüentemente prevenindo as doenças relacionadas a ele.
    É indicada para qualquer pessoa que queira aliviar as tensões desde que esta, não apresente nenhuma das contra-indicações. Vejamos abaixo algumas indicações da Reflexologia:
    • Estresse
    • Insônia
    • Cansaço
    • Depressão
    • Ansiedade
    • TPM

    REFLEXOLOGIA

    O que é Reflexologia?
       A descoberta da Reflexologia, não pode ser atribuída a nenhuma cultura.
       A forma de tratamento por meio dos pontos de pressão já era conhecida na Índia e na China há mais de 2000 anos.       Outra suposição é a de que teve origem no Egito, onde foi encontrado um desenho num túmulo egípcio com data de 2330 a.C..Este desenho retratava egípcios sendo massageados nas mãos e nos pés. Na
    Europa do Séc. XV, a Reflexologia já era praticada, era a chamada “terapia de zonas”, que aliviava a dor e o cansaço, através da massagem em pontos estratégicos. Com o passar dos anos as técnicas da Reflexologia foram se aprimorando e se espalhando pelo mundo.
       A Reflexologia se baseia no estudo fisiológico e neurológico. Atua em nos pontos reflexos dos pés, mãos, e orelhas, provocando mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado.
       A pressão em diversos "pontos reflexos" ao longo dos pés, orelhas e mãos aliviam sintomas em qualquer outra parte do corpo. A Reflexologia também pode ser utilizada em auto-massagem, contudo esta não é uma massagem comum, para se auto-massagear, deve-se primeiro conhecer os pontos reflexos do corpo.

    VALE DESCONTO


    VALE DESCONTO
    2 SESSÕES DE TERAPIA CRANIANA + 2 SESSÕES DE REFLEXOLOGIA + 2 SESSÕES DE MASSAGEM FACIAL DE R$ 120,00 POR  R$ 45,00    

    AGENDAR NO TELEFONE: (62) 3241-1091
    hORARIO: DAS 9:00 AS 12:00 E DAS 14:00 AS 18:00 
     TEMPO DE OFERTA LIMITADO!!!

     *Prazo para solicitação 03/05/2011-20/005/2011


    sexta-feira, 29 de abril de 2011

    VALE REFLEXOLOGIA

    VALE






    * REFLEXOLOGIA

    2 sessões 50% off + 1 cortesia = R$ 30,00

    Ligue para solicitar seu vale no
    FONE: (62):3241-1091   *Prazo para solicitação 29/04/2011-13/05/2011

    sábado, 23 de abril de 2011

    MÉTODO DE TRATAMENTO COM A RPG

    O método de tratamento com rpg - Reeducação Postural Globa é totalmente isento de medicamentos e consiste de manipulações vertebrais e de membros, visando a liberação e alongamento total de músculos que com o passar dos anos ficaram encurtados causando os desvios posturais.


    Estas manipulações são sincronizadas com respiração específica para cada caso. É solicitado ao paciente um determinado tipo de respiração, como p. ex.: respiração abdominal, respiração apical etc. Assim haverá um ajuste entre respiração e postura. Isto é necessário pois o principal músculo da respiração(músculo diafragma) tem uma grande importância em muitos desvios.

    Desta forma a R.P.G. (Reeducação Postural Global) trata o paciente globalmente, ou seja, o corpo todo é tratado

    RPG REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

    A R.P.G. (Reeducação Postural Global) é uma técnica muito usada para correção de escoliose, hipercifose, gibosidade (corcunda) ou quaisquer desvios da coluna vertebral ou membros (pernas ou braços).

    A técnica da rpg foi desenvolvida pelo Dr. Philippe E. Souchard na França, no início dos anos 70. Baseia-se na teoria do campo fechado. Esta teoria esclarece que o ser humano para conseguir permanecer em pé, correr e realizar a infinidade de movimentos diários, depende da harmonia das cadeias musculares, da dinâmica e cadeias musculares da estática , que com suas contrações e descontrações constantes e precisas permite-nos realizar uma infinidade de movimentos com equilíbrio e graça. Somente o fato de ficarmos em pé, já é algo maravilhoso.

    PANFLETO LYO ESPAÇO TERAPEUTICO

    Vale desconto: 20% primeira consulta e 10% qualquer pacote de 5/10 sessões até 04/2012


    terça-feira, 12 de abril de 2011

    lux laser

    REPORTAGEM SOBRE LUX LASER
    http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fuser%2Fjornalismodicasa%23p%2Fu%2F11%2FQYRwdJ7pBmU&h=086c7

    segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

    DOENÇAS TRATÁVEIS COM ACUPUNTURA

    Afecções físicas:

    distensão muscular alivio da dor e desaparecimento dos sintomas em 82% dos casos
    dor cervical eficácia em 67% dos casos
    pescoço rígido cura obtida em 80% dos casos após 1 sessão
    espondilose cervical melhora significativa
    dor aguda na coluna melhora imediata da dor
    aumento significativo na flexão-extensão das costas
    ganho na condição de manter o corpo ereto
    dor lombar eficácia em 72% dos casos (superior à medicação convencional)
    ciática acupuntura distal com agulha superficial: eficácia em 72% dos casos
    acupuntura local com agulha profunda: eficácia em 96% dos casos
    inflamação no tórax e costelas cura obtida em 65% dos casos
    dor no joelho eletro-acupuntura: alivio completo da dor em 65% dos casos
    “cotovelo de tenista” eficácia em 62% dos casos
    alívio da dor em 80% após a 1 sessão
    periartrite no ombro cura obtida em 66% dos casos
    fibromialgia melhora significativa
    fascite na planta do pé melhora significativa
    osteoartrite eficácia em 61% dos casos (superior à medicação convencional)
    artrite reumatóide acupuntura: alívio da dor e melhora dos sintomas gerais em 65% dos casos
    eletro-acupuntura: alívio da dor em 90% dos casos
    gota / artrite melhora em 100% dos casos
    redução do ácido úrico similar à medicação convencional

    Afecções de pele:

    acne shiatsu / tuina: a acne desapareceu em 42% dos casos após 30 dias de tratamento
    acupuntura: a acne desapareceu em 59% dos casos após 10 dias de tratamento
    eczema melhora razoável
    irritação na pele melhora significativa
    micose desaparecimento em 53% dos casos após 3 meses (eficácia superior ao tratamento com vitaminas C e E)
    herpes zoster desapareceram a dor e as sarnas após 1,5 a 6 dias
    psoriasis vulgar cura obtida em 85% dos casos
    psoriasis eritroderma melhora significativa em 50% dos casos
    psoriasis pustular melhora significativa em 50% dos casos

    Afecções no pulmão e vias respiratórias:

    gripe comum melhora razoável
    dor de garganta melhora em 90% dos casos
    amidalite alívio significativo da dor e da febre
    rinite alérgica eficácia em 97% dos casos (superior e mais duradoura que a medicação convencional)
    bronquite aguda melhora significativa
    asma efeito antiasmático em 93% dos casos
    maior ventilação pulmonar em 68% dos casos
    doença pulmonar obstrutiva crônica melhora significativa após 3 semanas

    Afecções no coração:

    hipertensão eficácia similar à medicação convencional, mas sem efeitos colaterais
    hipotensão a pressão foi normalizada em 95% dos casos
    doença coronariana e angina melhora dos sintomas 85% dos casos
    melhora na dor em 74% dos casos
    melhora no eletrocardiograma em 69% dos casos
    doença cárdio-pulmonar crônica eficácia em 90% dos casos
    neurose cardíaca eficácia superior à medicação convencional

    Afecções no fígado e vesícula biliar:

    cólica biliar eletro-acupuntura: eficácia em 72% dos casos
    acupuntura: eficácia em 94% dos casos
    cálculo na vesícula biliar cura obtida e melhoria das funções biliares em 92% dos casos
    hepatite B (vírus portador) o vírus ficou negativo em 30% dos casos
    o organismo produziu anticorpos em 50% dos casos

    Afecções no estômago e intestinos:

    dor abdominal shiatsu / tuina: melhora em 96% dos casos após 1.3min
    acupuntura: melhora em 98% dos casos
    cólica estomacal alívio da dor em 98% dos casos
    cólica intestinal alívio da dor em 98% dos casos
    espasmo gastro-intestinal alívio da dor em 98% dos casos após 30 min
    soluços melhora significativa
    náuseas e vômitos eletro-acupuntura: eficácia similar à medicação
    acupuntura: eficácia em 90% dos casos
    magneto-acupuntura: eficácia em 93% dos casos
    moxa: eficácia em 98% dos casos
    diarréia melhora significativa
    constipação melhora significativa
    hiperacidez no estomago eficácia em 95% dos casos
    gastrite crônica melhora significativa
    úlcera acupressura: eficácia em 80% dos casos
    acupuntura: eficácia em 97% dos casos
    cólon irritado melhora significativa em 93% dos casos
    enterite (inflamação bacteriana no intestino) cura obtida em 87% dos casos
    a cultura de fezes ficou negativa após 7 dias
    hemorróidas moxa: cura obtida em 77% dos casos

    Afecções no rins:

    cólica renal alívio da dor em 100% dos casos
    calculo renal eletro-acupuntura: pedras expelidas em 78% dos casos
    acupuntura: cura obtida em 90% dos casos
    retenção urinária traumática eficácia superior à medicação convencional
    incontinência melhora significativa
    infecção urinária recorrente desobstrução do trato urinário em 85% dos casos

    Afecções do sistema circulatório:

    síndrome de raynaud (mãos e pés frios) melhora significativa
    aumento considerável do fluxo sanguíneo
    flebite melhora significativa
    dor em tromboangite eficácia em 93% dos casos
    excesso de gordura no sangue diminuição em 90% dos casos

    Afecções do sistema nervoso:

    enxaqueca eficácia em 80% dos casos
    tontura eficácia em 75% dos casos
    neuralgia do trigêmeo efeito analgésico em 100% dos casos
    neuralgia (dor dos nervos) efeito analgésico em 100% dos casos
    dor radicular (raízes dos nervos) laser-acupuntura: melhora significativa
    distrofia reflexa do simpático melhora razoável
    bexiga neurogênica eficácia consideravelmente mais rápida que o tratamento convencional
    lesão crânio-cerebral cura obtida em 86% dos casos
    arteriosclerose eletro-acupuntura: aumento da memória, da inteligência e da capacidade de cuidar de si mesmo em 68% dos casos
    coma recuperação em 59% dos casos
    AVC – seqüela: hemiplegia recuperação em 66% dos casos
    AVC – seqüela: perda da força muscular recuperação em 75% dos casos
    AVC – seqüela: desvio da boca e paralisia da fala recuperação em 76% dos casos
    AVC – seqüela: dificuldade de articular palavras eficácia em 90% dos casos
    paralisia facial acupuntura: cura obtida em 77% dos casos
    acupuntura c/ transfixação de pontos: cura obtida em 91% dos casos
    acupuntura c/ sangria: cura obtida em 96% dos casos
    paralisia causada por poliomielite eficácia superior à medicação convencional
    febre hemorrágica epidêmica moxa: regula a micção, cura a perda de proteína pela urina e reduz o inchaço dos rins

    Afecções do sistema endócrino:

    obesidade supressão do apetite em 95% dos casos
    diabetes mellitus redução do açúcar do sangue em 20% dos casos

    Afecções dos órgãos dos sentidos:

    olhos sensibilidade melhora em 50% dos casos
    dor eliminação da dor em 90% dos casos
    secura nos olhos aumento significativo dos fluidos dos olhos
    conjuntivite melhora razoável
    vista turva cura obtida em 50% dos casos
    daltonismo discriminação das cores melhorou após 3 cursos de tratamento de 7-12 dias cada
    ouvidos ataque súbito de surdez eficácia em 90% dos casos após 2 semanas
    zumbido eficácia em 23% dos casos (superior à medicação convencional)
    nariz sangramento nasal cura obtida em 85% dos casos
    sinusite e obstrução nasal melhora significativa
    boca excesso de salivação diminuição da saliva em 97% dos casos
    falta de salivação aumento significativo da saliva
    inflamação na gengiva melhora razoável
    dor de dente pós-tratamento efeito analgésico com duração de 24 a 48 horas
    dor de dente pós-cirurgia efeito analgésico com duração de 2 a 3 horas
    dor de dente após extração melhora significativa

    Afecções da cabeça:

    dor de cabeça shiatsu / tuina: alívio imediato em 48% dos casos
    acupuntura: alívio imediato em 66% dos casos
    eletro-acupuntura: alívio imediato em 80% dos casos
    diminuição da freqüência em 50% dos casos
    alteração significativa no exame de eletromiografia
    dor crânio-mandibular acupuntura tradicional: eficácia similar ao tratamento convencional (imobilização)
    acupuntura intradermica: eficácia em 60% dos casos
    disfunção da ATM eficácia similar ao tratamento convencional
    espasmo facial shiatsu / tuina: eficácia em 40% dos casos
    acupuntura: eficácia em 70% dos casos

    Afecções psíquicas e psicossomáticas:

    depressão eficácia similar à medicação convencional, mas sem efeitos colaterais
    ansiedade eficácia superior à medicação convencional
    insônia o sono foi totalmente normalizado em 98% dos casos
    síndrome do stress competitivo eficácia em 93% dos casos
    esquizofrenia laser-acupuntura: eficácia superior à da medicação convencional (78% dos casos)
    retardo mental aumento de 21% no quociente de inteligência
    aumento de 18% na adaptatividade social

    Afecções masculinas:

    impotência sexual (não orgânica) eficácia em 60% dos casos
    ejaculação precoce eficácia em 83% dos casos
    inflamação na próstata alívio dos sintomas e melhora das funções sexuais superior à medicação convencional

    Afecções femininas:

    TPM alívio completo dos sintomas, sem recorrência por 6 meses, em 92% dos casos
    dor menstrual melhora em 91% dos casos
    cistite moxa + shiatsu / tuina: eficácia em 88% dos casos após 1 a 2 meses de tratamento
    obstrução da trompa cura obtida em 81% dos casos
    policisto no ovário cura obtida em 94% dos casos
    infertilidade eficácia em 75% dos casos
    menopausa massagem + ventosa: eficácia em 77% dos casos

    Gestação e amamentação:

    enjôo acupressura: melhora em 20% dos casos
    acupuntura: melhora em 69% dos casos
    moxa: melhora em 97% dos casos
    correção da posição do feto moxa: eficácia em 93% dos casos (aumenta atividade fetal e encaixa a cabeça do bebê)
    indução ao parto a dilatação do útero foi similar à oxitocina
    as contrações uterinas foram inferiores à oxitocina
    dor do parto efeito analgésico considerado bom
    lactação deficiente eletro-acupuntura: aumento da lactação em 92% dos casos

    Afecções infantis:

    diarréia 1 dia de tratamento: cura em 82% dos casos
    3 dias de tratamento: cura em 98% dos casos
    coqueluche cura obtida em 98% dos casos
    convulsão convulsões cessaram em 98% dos casos após 2 min de se colocar as agulhas
    obesidade infantil redução significativa dos níveis de gordura, glicose, hidrocortisona e tri-iodo-tironina
    pós-entubação operatória redução significativa do espasmo da laringe (5% dos casos)
    encefalite viral (estágio terminal) acupuntura + medicação: eficácia em 82% dos casos

    Dependência química:

    álcool diminui a necessidade de ingerir álcool
    tabaco aumento na vontade de não fumar em 13% dos casos
    redução no hábito de fumar em 20% dos casos
    redução no prazer de fumar em 70% dos casos
    cocaína diminuição dos sintomas da abstinência em 44% dos casos
    heroína diminuição dos sintomas da abstinência (anorexia, suor espontâneo e insônia)
    redução da freqüência do uso de heroína
    desintoxicação de álcool redução do álcool no sangue
    desintoxicação de tabaco redução da concentração de nicotina

    Pós-operatório:

    convalência efeito analgésico superior e mais rápido que a medicação convencional
    mal-estar e vômitos eletro-acupuntura: efeito inferior à medicação convencional (50% dos casos)
    acupuntura: efeito similar à medicação convencional (90% dos casos)
    cirurgia de amídalas alivio significativo da dor e da salivação
    acelera a cicatrização
    cirurgia de hemorróidas melhora da dor e do desconforto em 77% dos casos
    cirurgia de artroscopia alivio significativo da dor
    cirurgia cerebral cura dos sintomas em 86% dos casos
    dor do pós-operatório reduz pela metade a quantidade de analgésicos narcóticos (ex. morfina)
    dor após exame de endoscopia eficácia similar à medicação, mas sem efeitos colaterais
    recuperação ganho de força muscular e de movimentos em 93% dos casos após 10 dias de tratamento

    Câncer:

    reações adversas ao tratamento de radioterapia e/ou quimioterapia náuseas, vômitos e falta de apetite foram eliminadas em 93% dos casos
    tontura e cansaço foram minimizadas consideravelmente
    perda de leucócitos acupuntura: aumento dos leucócitos em 87% dos casos
    moxa: aumento dos leucócitos em 90% dos casos
    dor causada por câncer analgesia imediata: efeito em 70% dos casos (similar à medicação convencional)
    analgesia prolongada: efeito em 92% dos casos (superior à medicação convencional)

    ACUPUNTURA PELA OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE)

    partir de 1970, tiveram início diversos estudos científicos no sentido de comprovar a eficácia da acupuntura. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura. Após vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas. Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura – assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (pressão digital nos pontos) – em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.
    A seguir apresentamos o resultado de eficácia da acupuntura, devidamente verificado pela medicina científica. Constam as afecções físicas, os distúrbios orgânicos, as desordens mentais e psicossomáticas, as condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e os problemas oriundos do tratamento de câncer, cirurgias e dependência química.