quinta-feira, 8 de março de 2012

PROMOÇÃO MINI DAY SPA PARA MULHERES

1 SESSÃO DE CRANIOTERAPIA ANTISTRESS
1 SESSÃO DE MASSAGEM FACIAL
1 SESSÃO DE REFLEXOLOGIA PODAL
DE R$110,00 POR R$ 50,00

SOMENTE PARA MULHERES ATÉ O DIA 31/03/2012
LYO ESPAÇO TERAPEUTICO SETOR SUL
AGENDE: 3241-1091

DTM- DISTURBIO TEMPOROMANDIBULARES E FISIOTERAPIA


 
O termo ATM, antigamente designado articulação temporomandibular, foi atualmente substituído por Algias por Tensões Musculares (denominação dada pelo Prof. Dr. JJ Barros), também é chamado de DTM - distúrbio temporomandibular ou TMJ – termo em inglês (que significa Temporomandibular Joint Disorders).  Os problemas na ATM tem diversas nomenclaturas como Disfunção Temporomandibular, Disfunção da articulação temporomandibular, Síndrome da dor miofascial, Síndrome de Costen, Disfunção Craniomandibular , todas as nomenclaturas  referem-se à a uma série de fatores que comprometem essa articulação, e que se manifestam principalmente com dor, que pode irradiar para cabeça e braços, estalos ou crepitações, dificuldades de abrir ou fechar a boca, problemas posturais e mastigatórios.. De fato, a confusão que gira em torno destes nomes, simplesmente, reflete a dificuldade de tratamento nestas articulações o que é um fator que contribui para a necessidade de padronizar o atendimento, (ROCABADO, 1979).
Outros problemas associados podem ocorrer devido a disfunção na ATM como:
  • Tonturas ou Vertigens (chamadas labirintites)- são originadas emgrande parte dos casos, devido a um ligamento que esta em contato com o labirinto e um músculo, que é tracionado quando ocorre um desequilíbrio na musculatura da ATM, ocorrendo devido essa tração, uma sensação de perda do equilíbrio ou tontura, muitas vezes, bastante acentuadas, que normalmente melhoram, com o tratamento da ATM;
  • Dores de cabeça: ocorrem, na maioria dos casos, devido a um desequilíbrio da musculatura da mastigação, gerando por isso, dores por uso excessivo dessa musculatura, causando dores de cabeça na região temporal e em outras regiões da cabeça. Também esses sintomas podem aumentar, nos portadores de Bruxismo, Briquismo, pacientes com estresse, hábitos parafuncionais, pela maior sobrecarga desses músculos.
  • Zumbidos: em alguns casos, podem ser relacionados a ATM. São aqueles, que variam de intensidade, ao mastigar os alimentos ou quando abrimos a boca, por exemplo
  • Desequilibrio muscular: por ação reflexa, nos portadores de ATM (como por exemplo, os do pescoço e braços, causando torcicolos, sensações de que o paciente carregou uma "mala" - os braços ficam doloridos, dores nos olhos, sensação de que tem um comprimido grande enroscado na garganta ou que alguém esta apertando o pescoço, dor no olho - sensação que alguma coisa esta empurrando o olho por traz, náuseas). Normalmente os pacientes relatam uma melhora desses problemas, com o tratamento da ATM.
 A diferença entre homens e mulheres encontradas em estudos epidemiológicos não pode explicar tabulações clínicas que apresentam proporções de mulheres-homem de 3:1 a 9:1 em indivíduos que procuram o tratamento para Disfunção Temporomandibular, as mulheres por terem maior consciência em relação à saúde procuram o tratamento geralmente na fase inicial quando os sintomas aparecem, (OKESON, 1998; STEENKS & WIJER, 1996).
Segundo NICOLAS (2001), tenta-se explicar esta alta incidência, devido ao fato da mulher estar exposta ao estresse emocional, às mudanças hormonais durante o ciclo menstrual, a gravidez e às alterações anatômicas que produziriam uma má relação do côndilo com o disco articular. Em relação a idade, pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum dos 30 aos 40 anos.
 
O que pode levar a DTM
  • Roer unhas ou remover cutículas com os dentes; 
  • Mastigar de um só lado;  
  • Chupar ou morder o dedo, objetos e alimentos duros;  
  • Apoiar a mão no queixo, enquanto estuda ou trabalha;
  • Apoiar a mão sobre o queixo enquanto dorme;
  • Dormir com travesseiro muito alto ou muito baixo;
  • Briquismo (habito de apertar os dentes durante o dia);  
  • Bruxismo ( habito de apertar os dentes á noite ) e 
  • Stress e ansiedade. 
FISIOTERAPIA NA ATM
A fisioterapia tornou-se parte integral da abordagem interdisciplinar advogada no tratamento da dor e da disfunção associadas com a desordem temporomandibular e outras condições de dor orofacial e tem como objetivo evitar a cirurgia, reposicionar a mandíbula ao crânio para melhorar a função, minimizar a dor muscular, melhorar a amplitude de movimento, melhorar a postura, reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula, reduzir a inflamação, reduzir a carga na articulação temporomandibular e fortalecer o sistema músculo-esquelético.
 

O fisioterapeuta irá avaliar a articulação para o correto diagnostico para traçar a linha de tratamento para diminuir inflamação local, normalizar a funcionalidade da articulação, fazer um trabalho postural  além de um trabalho de orientação ao paciente quanto vicios posturais que podem levar a piora do quadro.

Diversars são as técnicas eu utilizo no consultorio:
  • Acupuntura: para trabalhar inflamação e dor local;
  • Pompage cervical e cintura escapular: para liberação muscular;
  • Terapia Craniana: Compressão e descompressão da caloca craniana para liberação dos musculos cranianos;
  • Cinesioterapia em Boca e ATM: exercícios para relaxamento e fortalecimento dos musculos faciais e descompressão da articulação da ATM;
  • Técnica de Rocabado- técnica que tem como objetivo auto-imobilização visando  o individuo aprender uma nova postura. lutar contra a memória do tecido mole da posição velha articular, restaurar o comprimento original do músculo, restaurar a mobilidade articular normal, restaurar o equilíbrio do corpo.
  • Massoterapia facial- para relaxamento dos músculos facial.
São realizadas de 5 a 10 sessões após anamnese da articulação e diagnóstico.  Verifiquei com o tratamento que os pacientes se tornam assintomáticos após o tratamento. 

Se você apresenta estes sintomas marque uma avaliação.

LYO ESPAÇO TERAPEUTICO
3241-1091